Aqui é o espaço onde você tira suas dúvidas sobre a manutenção e os cuidados que deve ter com seu veículo.

FAÇA A MANUTENÇÃO DAS PALHETAS DOS LIMPADORES DE PARA-BRISA

FAÇA A MANUTENÇÃO DAS PALHETAS DOS LIMPADORES DE PARA-BRISA

É fato que muitos motoristas lembram das palhetas dos limpadores de para-brisa somente em condições de chuva, quando elas começam a apresentar rangidos em seu funcionamento e, principalmente, ineficiência para limpar a água dos vidros. O componente que mais costuma apresentar desgaste de todo o conjunto dos limpadores é a borracha, que deve ser trocada a cada três ou quatro meses.

 

Na verdade, este intervalo depende das condições de uso, visto que um automóvel que fica boa parte do dia sob a luz do sol, ou seja, submetido a constantes situações de sujeira podem apresentar um desgaste das palhetas mais rápido que as de um carro que costuma ficar numa garagem fechada. O melhor método para verificar as condições é realmente utilizando os limpadores.

NÃO ESQUEÇA DE SUBSTITUIR OS FILTROS

NÃO ESQUEÇA DE SUBSTITUIR OS FILTROS

Os filtros de ar, combustível e óleo têm praticamente uma mesma função: impedir que impurezas cheguem na mistura de ar e combustível, no tanque e no sistema de alimentação e na lubrificação do motor, respectivamente.

 

O recomendado é trocar o filtro de ar a cada 10 mil km (ou numa quilometragem menor em caso de uso severo), o filtro de combustível entre 10 mil e 15 mil km e o filtro de óleo sempre com a troca de óleo, entre 10 mil e 15 mil km.

FIQUE ATENTO AO ÓLEO DO MOTOR E DO CÂMBIO

FIQUE ATENTO AO ÓLEO DO MOTOR E DO CÂMBIO

O óleo do motor lubrifica as peças internas (reduzindo o atrito e evitando o desgaste excessivo dos componentes), mantém a temperatura e elimina as impurezas do conjunto. Entretanto, não há um tempo certo para fazer a troca do óleo. Para quem usa o carro frequentemente e em longas distâncias, a troca deve ser feita a cada 5 ou 7 mil km ou a cada seis meses. Já se você não utiliza o carro constantemente, a substituição deve ser realizada entre 10 mil e 16 mil km ou um ano. O indicado, porém, é verificar o nível de óleo com a vareta medidora.

 

Já o óleo da caixa de câmbio atua como lubrificante das peças internas do conjunto e também refrigerando e limpando o sistema. Alguns modelos com câmbio manual não necessitam da substituição da substância. Neste caso, você deve pedir ao seu mecânico somente para checar o nível do óleo a cada 10 mil km e completa-lo caso necessário. Porém, você precisa sempre checar o manual do proprietário.

 

Por outro lado, num câmbio automático, é recomendada a troca do óleo a cada 50 mil km, de acordo com o seu veículo e o fabricante. Você precisa checa-lo a cada 20 mil ou 30 mil km devido à possibilidade de vazamento.

VERIFIQUE O SISTEMA DE ARREFECIMENTO

VERIFIQUE O SISTEMA DE ARREFECIMENTO

O sistema de arrefecimento tem como principal função manter a temperatura ideal do conjunto mecânico do carro. Ele é composto por bomba d’água, válvula termostática, radiador, ventoinha, reservatório de expansão de água, sensores de temperatura, líquido de arrefecimento, tubulações e mangueiras. O líquido de arrefecimento deve ser substituído a cada 30 mil km ou um ano, a válvula termostática a cada 70 mil ou 100 mil km e os demais componentes conforme a manutenção do conjunto e o uso do veículo.